Bacurau


Image result for bacurau"
Nota: 9/10
Quando um dos moradores de Bacurau, cidadezinha no interior de Pernambuco, descobre que ela inexplicavelmente saiu do mapa, as coisas começam a ficar estranhas. Primeiro, são avistados drones sobrevoando o povoado; depois, surge um casal forasteiro com motos de trilha, que intimida os munícipes. E, por fim, a coisa fica ainda mais feia quando alguns dos moradores começam a ser misteriosamente assassinados. Aí é quando Pacote (Thomas Aquino) decide acionar Lunga (Silvero Pereira), um bandido foragido da polícia que é fruto da cidade, para ajudar os cidadãos a bolar um plano para descobrir de uma vez por todas quem são esses invasores, e o que eles querem em Bacurau.
Temos aqui um filme magnífico realizado por Kleber Mendonça Filho (de Aquarius) e Juliano Dornelles. Gosto de como Kleber começa suas obras com músicas impactantes e que corroboram com o desenvolvimento do longa. Sônia Braga apesar do pouco tempo em tela também não passa despercebida, mas os grandes destaques ficam para Bárbara Colen e Thomas Aquino. Bárbara, aliás, largou cargo no ministério público para se dedicar a carreira de atriz. Apesar de certa repressão que o cinema nacional está sofrendo atualmente, vemos com alegria que ele está crescendo como uma flor em meio aos pedregais. Não é à toa que o filme tem sido aclamado em vários festivais ao redor do mundo, inclusive vencendo o Prêmio do Júri no Festival de Cannes; agora só falta a população brasileira assisti-lo.
Bacurau é um filme urgente, e a melhor película nacional de 2019. Mostra que no cerne dos problemas que enfrentamos como nação estão a desconfiança no poder político por tudo o que já sofremos no passado, e as diferenças feitas com as minorias. Ele nos instiga a reflexão e nos convida a ação. O caminho para que cada brasileiro, independente de onde esteja, vença as amarras da violência, da discriminação e do coronelismo que ainda há em muitas áreas de nosso vasto território, é a educação. Se os governantes fornecerem os meios para o crescimento do desenvolvimento intelectual e moral da população, e a população em si fizer cada vez mais sua parte para entender sua situação e saber o que deve fazer para progredir rumo ao refinamento ético, nós estaremos seguindo pelo caminho certo.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bastardos Inglórios

Senna

Dois Papas