Entre Facas e Segredos


Knives Out (2019) - Posters — The Movie Database (TMDb)
Nota: 7,9/10
As circunstâncias por trás da morte do escritor Harlan Thrombey (Christopher Plummer) permanecem como uma incógnita. Está certo que o velho era muito rico e que cada um dos integrantes de sua família poderia estar de olho em seu dinheiro, sendo assim suspeitos de haver cometido o vil crime do assassinato. Mas enquanto a polícia tenta fechar o caso como suicídio, caminho mais plausível e que não fere a família que sofre com a morte do ente querido, o renomado detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) decide investigar mais a fundo o incidente, se emaranhando numa rede de mentiras a fim de juntar os pontos e desencobrir a inequívoca verdade.
Este suspense investigativo do visionário Rian Johnson (de Looper - Assassinos do Futuro e Star Wars - Os Últimos Jedi) é uma homenagem aos clássicos livros de detetive de Agatha Christie. Apoiado sob um elenco estelar composto por Daniel Craig, Chris Evans, Christopher Plummer e Jamie Lee Curtis só para citar alguns, Johnson constrói um mistério fascinante de forma invertida, desafiando as fórmulas engessadas de se contar uma boa trama de suspense, as quais estamos tão universalmente acostumados: descobrimos, já no segundo ato, o que aconteceu com a pessoa morta. O enigma aparentemente acaba. Só o que nos resta agora é, juntamente com o detetive, entender como o caso será solucionado.
Admito que em primeiro momento, ao assistir o filme nos cinemas, eu mesmo não gostei da forma como a história se desenrolou, presumindo que o final foi prejudicado pela revelação precoce. Porém, ao analisar melhor a obra, percebe-se a genialidade por trás de tal atitude: o enigma, as charadas e o jogo de adivinhações giram todos em torno de objetos diferentes dos habituais (que não vou colocar em meu texto pois você saberá no filme), o que leva o diretor Rian Johnson a assinar sua obra com magistral autenticidade, apesar do longa ser uma alusão aos exemplares literários do gênero.

"Knives Out", 2019, 2h11m. Dirigido por Rian Johnson, com Daniel Craig, Ana de Armas e Toni Collette.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bastardos Inglórios

Senna

Como Treinar o Seu Dragão 3