Destacamento Blood

Nota: 8,5/10
Para apreciar Destacamento Blood, você vai precisar se desprender do estilo convencional e comumente apresentado pelas produções norte-americanas. Spike Lee (mente genial por trás de Infiltrado na Klan e Faça a Coisa Certa) é um diretor com um gosto um tanto peculiar que realiza filmes num estilo documental, juntando cenas e fatos reais com seus personagens fictícios e abordando em tela temas pungentes como o racismo, assunto que serve como pano de fundo da maior parte de suas obras. Num momento como o que vivemos, em que o movimento "Black Lives Matter" é tão difundido por manifestações mundiais, tendo como estopim recente a morte de um homem negro norte-americano, George Floyd, o filme surge como mais um grito de resistência, se unindo ao clamor de todas as pessoas que fazem algo para que este mal que assola nossa sociedade se extingue. Outra virtude necessária para se apreciar o novo trabalho de Lee é paciência: o desenvolvimento da trama que tem duas horas e meia de exibição é extremamente lento, e o clímax e a carga de intensidade emotiva que vai se acumulando para em algum momento explodir, como num campo minado escondido, só é encontrada ao final da projeção. Mas não se engane: a espera vale, e muito, a pena. Não desista no meio do caminho.
Já o grande ponto de destaque e o motivo do filme ser tão bom, é a entrega dos talentosos atores que compõe o grupo de protagonistas. Coloco minha observação especialmente sobre Delroy Lindo, o ator principal da trama: seu tempo em cena aumenta gradativamente, bem como sua performance intocável. Lee gosta muito de realizar cenas em que um ator está dialogando com alguém ou consigo mesmo enquanto olha para a câmera, e aqui ele o faz mais uma vez, numa das minhas cenas favoritas dos últimos tempos. Destacamento Blood entra com certeza no rol dos melhores filmes realizados pela Netflix até aqui, e merece ganhar um Oscar; ainda é cedo para falar, mas talvez o que Spike Lee jamais ganhou: o de melhor filme.
Na história, um grupo composto por quatro veteranos de guerra decide voltar ao Vietnã para procurar por pepitas de ouro que esconderam enquanto estiveram lá, bem como os restos mortais de um de seus amigos.   

Da 5 Bloods, 2020, 2h34m. Dirigido por Spike Lee, com Delroy Lindo, Jonathan Majors, Clarke Peters.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bastardos Inglórios

Senna

Como Treinar o Seu Dragão 3